Religião Wicca - Entenda melhor
Primeiramente, Wicca é uma religião neopagã que ficou mais conhecida por volta de 1986 e que trata-se da modernização de práticas ancestrais pagãs vividas na Grã-Bretanha.
A Wicca é uma religião que acredita na existência de dois deuses: um masculino chamado de Deus Pai, o Deus dos 10 mil nomes, ou Cernunnos (ou Cornífero, ou Pan) e outro feminino, a Deusa Mãe, a Deusa dos 10 mil nomes, ou Diana (ou Gaia (eu particularmente gosto mais do nome Gaya)).
Deus Pai - também conhecido como o Deus Cernunnos é o esposo da Deusa Mãe. Um deus que nasce, morre e renasce, assim como a própria vida. Representa o sol, a luz, a coragem e a força física, os instintos, os animais e plantas selvagens, as florestas, as necessidades intrínsecas de nossa natureza mais profunda. Também foi erroneamente identificado pelos cristãos como o diabo.
Deusa Mãe - também conhecida como a Deusa Gaia, incriada e criadora, sempre existiu. Seu estado feminino permite encarnar as três condições da vida humana: virgindade (inocência), mãe (plenitude) e anciã (sabedoria). Representa a lua, a energia universal geradora, o útero de toda criação. Sua adoração inclui a exaltação da fertilidade e do saber, da cura e do cuidado.
Apesar de ter os 2 Deuses principais, a religião Wicca não exclui o culto a panteões (conjunto de deuses de determinada religião) como o nórdico, celta, assírio, grego, etc.
Creem na reencarnação e em que todas as ações humanas voltam para quem as praticou (Lei Tríplice, tudo o que você desejar (ou fazer) ao próximo será lhe atribuído 3 vezes mais) e não aceitam a ideia de uma personificação do mal. Não acreditam em anjos, ou demônios.
Seus adeptos se reúnem durante as festas como os Solstícios e Shabats a fim de realizar rituais de agradecimento, renovação e pedidos aos deuses. Também se encontram para estudar e aprofundar seus conhecimentos sobre a religião.
No entanto, cada fiel é livre para fazer seus próprios feitiços e poções individuais, a religião Wicca é muito pessoal, você pode participar de reuniões, covens (farei outro post explicando melhor sobre isso), ou ser um wiccaniano/wiccano solitário, isso fica a seu critério e não te fará melhor, ou pior do que quem prefere reuniões/encontros com várias pessoas seguidoras da arte.
As festas e celebrações da Wicca são sempre ligadas à natureza, às estações do ano e aos 4 elementos (terra, água, fogo e ar), assim como acontecia no paganismo.
Por ser uma religião pagã, a Wicca não celebra/comemora datas como o Natal (mas isso não impede de um wiccano ir nas festas, ou reuniões familiares), o ano novo é comemorado no dia 30 de Abril (isso no hemisfério Sul, no hemisfério Norte a data é comemorada no dia 31 de Outubro) de acordo com a Roda do Ano Wicca (posso fazer um post explicando melhor sobre).
No Brasil a religião Wicca chegou na década de 50 e há associações e até mesmo escolas que ensinam os fundamentos da Wicca.
Uma curiosidade é que ao contrário do que muitos pensam, a religião Wicca NÃO faz sacrifícios e nem maltrata os animais, pelo contrários, wiccanianos amam os animais e os protegem, inclusive, sacrifício de sangue de qualquer tipo é contra a lei da religião e proíbido em rituais e magias wiccanianas.
A Wicca acredita e valoriza toda forma de vida e que ninguém é melhor ou pior do que ninguém, também não acredita em "milagres" e sim em merecimento, se você recebe/ganha/conquista algo é por merecimento e mérito exclusivamente seu.
Principais filosofias da Wicca:
"Faça o que desejar, sem a ninguém prejudicar"
“Nunca tire vantagem das pessoas que sempre te ajudaram, pois, quando você menos esperar, precisará de uma simples presença e não a terá mais”
"Mal nenhum deve ser desejado ou efetuado. Esta é a antiga lei e ela não está aberta para interpretações ou mudanças"
Fonte:
https://www.youtube.com/channel/UC_sReSEeqxG_ZZYHz-ZxpqA
https://www.megacurioso.com.br
https://www.todamateria.com.br
Com carinho, MB.
Comentários
Postar um comentário