Cherokee - Tribo Indígena


    Com sua origem na América do Norte, os povos ameríndios denominados cherokees  eram caçadores e fazendeiros que cultivavam as culturas básicas de milho, feijão e abóbora, é também uma das 5 tribos da nação nativa chamada Iroquois.
    A tribo Cherokee falava seu próprio dialeto de língua Iroquiana, ao contrário das outras cinco tribos civilizadas que falavam na língua Muskogean. O nome Cherokee, deriva da palavra Creek "Chelokee", que significa "pessoas de uma fala diferente". Em sua própria língua, os Cherokees originalmente se chamavam de "Aniyunwiya", que significa "pessoas principais", e também foram chamados de "Tsalagi", que significa "o povo da caverna".


    Antes do século XVI, eles se localizavam na região leste dos EUA, mas acabaram sendo expulsos pelos brancos para o Planalto de Ozark, cordilheira localizada entre os rios Missouri e Arkansas. Atualmente, os cherokees são a maior população de índios nos Estados Unidos, com aproximadamente 310.000 membros, eles estabeleceram um vasto número de cidades fortificadas, constituídas por 30 a 80 casas de aca e barro, juntamente com uma grande casa de reunião. As pessoas eram caçadores e fazendeiros. Eles criaram as "três irmãs" de milho, feijão e abóbora e comemoraram o festival de Busk, ou Green Corn. Os europeus trouxeram devastadoras doenças e guerras desconhecidas para o povo. Os recém-chegados também trouxeram muitas idéias novas e os Cherokee adotaram roupas de estilo americano e estilos de cabana de madeira. Em 1821, Sequoyah, também conhecido como George Gist (1770 - 1843), inventou o alfabeto Cherokee, usando símbolos para letras.


    Os grupos de índios cherokees reconhecidos pelo governo americano estão divididos em tribos em Tahlequah, Oklahoma, onde fica o grupo formado pela Cherokee Nation e a United Keetoowah Band of Cherokee Indians. Já na Carolina do Norte se localiza o grupo Eastern Band of Cherokee Indians. Além destes territórios, considerados os mais conhecidos, existem tribos em locais como: Alabama, Missouri, Geórgia, Arkansas e Tennessee. A cultura e a estrutura social do povo Cherokee incluíram um sistema judiciário, uma constituição escrita, duas câmaras legislativas e um sistema de escolas públicas.
    Quando ocorreu a Revolução Americana, também conhecida como Guerra da Independência dos Estados Unidos da América (1776 a 1783), diversos índios cherokees partiram para outros condados, abandonando seus locais de origem devido à violação de pactos de território firmados anteriormente. Isso ocorreu devido à intensa briga entre os colonos para a ocupação das terras indígenas durante o conflito.


    Na história dos Cherokees, existe uma lenda que fala sobre o rito de passagem da juventude para a maturidade.
    Ao final de uma tarde, o pai leva seu filho para a floresta, no alto de uma montanha, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho, o jovem fica lá, sentado, sozinho, toda a noite, e não poderá remover a venda dos olhos até os raios do sol brilharem no dia seguinte. Ele não poderá gritar por socorro para ninguém, se ele conseguir passar a noite toda lá, será considerado um homem. Ele não deverá contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo.
    O menino ficará naturalmente amedrontado, é possível que ouça barulhos de toda espécie, os animais selvagens poderão estar ao redor dele. Finalmente, após a noite de provações, o sol aparece e a venda é removida, ele então descobre seu pai sentado na montanha, próximo a ele, este estava ali, a noite inteira, protegendo seu filho do perigo.


Fontes:
http://pt.scribd.com/doc/39575000/Uma-historia-Cherokee
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foram-as-tribos-mais-poderosas-dos-eua
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_tribos_civilizadas
http://gladio.blogspot.com.br/2012/11/segunda-maior-nacao-india-dos-eua.html
Foto: http://www.everyculture.com/multi/Bu-Dr/Cherokees.html#b


Com carinho, MB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assassinato no Expresso do Oriente (filme 2017)

Religião Wicca - Entenda melhor